sábado, 7 de junho de 2014

COPA DO MUNDO, UM VENCEDOR.

Na próxima quinta feira, dia 12 de junho de 2014, inicia um dos campeonatos mais desejados, mais esperado em todo o mundo globalizado pelo futebol. Esta será a vigésima copa realizada pelo mundo a fora. Apesar de dezenas de seleções (países) participarem, temos somente 08 que se sagraram campeãs, são elas: Brasil (05), Argentina (02), Uruguai (02), Alemanha (03), Itália (04), França (01), Inglaterra (01) e Espanha (01). Nesta copa, aqui no Brasil, teremos 32 países concorrendo ao prêmio, mas um só, somente um levará o prêmio.
E que prêmio é este? “Nas antigas competições gregas, os vencedores recebiam coroas que geralmente eram feitas de folhas de árvores e enfeitadas com flores. Nos Jogos Pítios, os vencedores recebiam uma coroa de louros. Nos Jogos Olímpicos, as coroas eram de folhas de oliveira brava e, nos Jogos Ístmicos, recebiam coroas feitas de pinheiro. “Para estimular os competidores”, diz um erudito bíblico, “as coroas — o prêmio pela vitória — e folhas de palmeira, ficavam expostas durante a competição num pedestal ou numa mesa, dentro do estádio”. Para o vencedor, usar a coroa era um sinal de grande honra. Ao voltar para casa, ele entrava na cidade de maneira triunfal, num carro de guerra”. Neste caso especifico da copa, todos os 32 times (seleções) correm atrás da tão famosa Taça da Fifa, que mede 36,5 cm e é feita de 5 kg de ouro 18-quilates (75%) sólido, com uma base (13 cm de diâmetro) contendo duas camadas de malaquita. A taça, que pesa 6,17 kg, tem duas figuras humanas segurando o planeta Terra; e, de ter o nome de seu país escrito na parte de baixo da mesma.
Alcançar o prêmio, isto é o que todo aquele que disputa uma competição quer alcançar. Você e eu estamos também correndo, participando de uma competição. Na visão de Paulo estamos correndo atrás de um prêmio incorruptível (1 Co 9.24 e 25), e para isto necessitamos correr com perseverança a carreira que nos está proposta. (Hb 12.1). Não podemos achar que perdemos essa disputa para qualquer um dos inimigos que se levante contra nossas vidas, ou seja, a carne, ou mundo e o diabo. Esses coadjuvantes não tem o poder de nos tirar o prêmio. O máximo que eles conseguem é colocar obstáculos à nossa santidade e consagração, o que muito prejudica nossa caminhada na direção da vitória final. Não nos tira o prêmio final, mas tira e muito das qualidades exigidas para uma excelente competição. Queremos alcançar o prêmio com qualidade? Queremos o gol com excelência e com muitos dribles que empolguem os torcedores? Que os façam vibrar com alegria?
Estejamos certos de que fomos chamados para brilharmos os lauréis, a coroa, o prêmio que já obtivemos de uma vida vencedora em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador. Os torcedores querem vibrar com a qualidade de vida eterna que recebemos NELE.
Rev. Abdiel.



A MENSAGEM VERDADEIRA DA PÁSCOA

A páscoa é uma festa judaica. Eles já comemoravam a festa da páscoa mesmo antes do nascimento de Jesus Cristo. A verdadeira Páscoa comemora a libertação dos israelitas da escravidão de Faraó na terra do Egito, mas não somente isto, a Páscoa prefigurava o sacrifício de Cristo em nosso favor. Libertação do mundo, simbolizado pelo Egito, especialmente no que diz respeito à escravidão do poderio do mundo sobre nossas vidas. Relembramos nesse tempo que Jesus nos libertou de tudo isso dando-nos um novo sentido na vida. Todo amargor, simbolizado pelas ervas amargas, foi transformado em uma vida doce e de suave liberdade ministrado pelo Espírito Santo de Deus. O cordeiro, antes imperfeito, e tendo a necessidade de repetição em todos os sacrifícios, agora perfeito em Jesus Cristo, o Cordeiro perfeito que nos trouxe a salvação.
“Egito, dia 14 de abibe, do ano em que os filhos de Israel foram livres da escravidão. Esse seria um dia decisivo. Dia de regozijo para alguns e desespero para outros. Naquela noite, o anjo da morte visitaria o Egito e mataria a todos os primogênitos, desde os animais ate o filho de Faraó. Esse seria o castigo de Deus contra o Egito. A terrível noite chegou e, com ela, o anjo destruidor. Por onde ele passava, deixava as famílias em agonia pela perda de seus filhos. Só escaparam da tragédia aquelas casas em cujas portas havia o sangue protetor. Essa foi primeira páscoa”.
A Páscoa é uma festa onde todos nós deveríamos celebrar com alegria e regozijo a Graça do Senhor Jesus. Há uma verdade que está acima dos ovos de chocolates ou até dos coelhinhos da páscoa: Cristo morreu, para que nossos pecados fossem perdoados, Ele se entregou como cordeiro mudo ao matadouro, para que eu e você pudéssemos ter a esperança de um dia viver com Ele eternamente. A páscoa tem o sentido de LIBERTAÇÃO, DE RESSURREIÇÃO E DE RENOVAÇÃO.  O maior motivo de comemoração para os cristãos é o dia em que seus pecados foram perdoados, o dia em que o homem foi comprado por um preço muito alto e esse preço foi a vida do próprio filho de Deus, que morreu para que muitos pudessem ter vida eterna através dEle. Ele morreu, mas também ressuscitou, e esse é o nosso maior motivo de orgulho.
Louvado seja Deus por tão grande libertação!



Rev. Abdiel.

COMO CRESCER ESPIRITUALMENTE

A Palavra de Deus direciona as nossas vidas. Que bom seria se nós lêssemos a Bíblia e reconhecêssemos de que ela é um manual fantástico, exato e preciso para nos orientar a fim de termos uma vida feliz e completa na presença de Deus. Em 1 Pedro 2:2 ela começa nos orientando que assim como comemos  e exercitamos o nosso corpo para crescermos, e ambos são necessários para o nosso crescimento, necessitamos alimentar o espírito, e isso exige estudo e meditação na palavra de Deus: "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação". (1 Pedro 2:2).
Gary Fisher afirma: Há várias coisas a serem lembradas sobre uma alimentação correta. 1. Alimentação deve acontecer regularmente. Geralmente após apenas algumas horas sem comer e a fome vem, e precisamos saciar com os alimentos. Nos alimentamos diariamente com as palavras de Deus? 2. Toda pessoa deveria ter uma alimentação equilibrada. Alimentando-se somente de cereais e de nenhum legume, não haverá bom crescimento do homem. Devemos estudar todas as partes da palavra de Deus. 3. É bom ficar atento aos aditivos; estes são muitas vezes prejudiciais à saúde. Paulo pregou as puras palavras de Deus sem as alterar (2 Coríntios 4:2). As observações feitas por vários homens nas Escrituras podem vir a ser de grande ajuda. Não devemos nos deixar ser levados pelos ensinamentos do homem e sim pelas palavras de Deus. O exercício é outro componente vital para o crescimento (Hebreus 5:12-14). O exercício em si envolve o uso da comida que ingerimos; espiritualmente, aplicamos os ensinamentos de Deus em nossas vidas.
Em tudo isto fica estabelecido que sem a palavra de Deus não há crescimento espiritual. Este crescimento se dará diariamente, regularmente, de forma equilibrada. Assim qualquer aditivo que vier à nossa vida para confrontar nossa estabilidade emocional, nosso crescimento espiritual, será vencido. O nosso objetivo no crescimento está manifestado em 2 Coríntios 3:18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”.
Que a nossa busca diária em alimentação da PALAVRA DE DEUS e vida de intimidade em oração seja nossos objetivo para o crescimento espiritual.

Rev. Abdiel.

O ALTAR DE DEUS EM MINHA VIDA

A meditação realizada na quarta feira passada pelo Presb. Avilmar nos desafiou a analisarmos o texto de Esdras capitulo 03 quando ele volta para Jerusalém com o propósito de construir o templo. Antes de qualquer coisa eles necessitavam reestabelecer o culto de adoração a Deus. De que adiantaria ter um templo se não tivesse adoradores? De que adiantaria ter adoradores se não tivesse o altar para apresentar o sacrifício.
E tudo isto se inicia na reformulação do altar de Deus em nossas vidas. É no altar que é apresentado o sacrifício aceitável por Deus. Todas as festas de Israel eram cercadas por uma celebração que duravam dias. E muitas delas tinham o foco de gratidão aos grandes feitos que Deus, o todo poderoso havia realizado na vida do povo. YHWH (Iavé) era o alvo da adoração. Sacrifícios eram apresentados no altar numa forma de expressar este culto. Tanto é assim que dentre tantos utensílios que Esdras recebe para a construção do Templo, ele deveria fazer uso da prata e ouro que receberia das mãos do “rei e dos seus conselheiros, que doaram espontaneamente para comprar novilhos, carneiros e os cordeiros e as suas ofertas de manjares, e as suas libações” (Ed 7.16) para serem oferecidos sobre o altar da casa de Deus.
Com isto fica evidenciada a necessidade de tomarmos um cuidado especial em nossas vidas com o altar, para que a nossa vida esteja preparada para ser nela expresso nosso culto de gratidão pelos grandiosos feitos por Deus a nós cotidianamente. O altar dever estar bem construído na presença de Deus. Se o altar da sua vida devocional, da santidade estiver destruído, reconstrua-o ainda hoje na presença do nosso Deus.
Isto tem que ser a nossa primeira atitude. Convoco-te e para buscarmos a excelência na presença de Deus! Que Deus nos ajude! Amém!

Rev. Abdiel.

DESPERTANDO PARA CRESCER

Uma das primeiras mensagens dos nossos boletins semanais em 2013 teve como tema: “O Nosso Alvo é Crescer”, relembrando do alvo que tínhamos para aquele, que nem perto chegamos. Era alto? Sim, mas não impossível. Faltou-nos foco, perseverança.
No inicio da mensagem foi assim transcrito. Quando falamos de crescimento de igreja temos dois extremos e os mesmos são perigos e prejudiciais. Em uma pastoral o Rev. Hernandes abordou esses dois extremos, os quais os destacamos agora: "de um lado temos a numerolatria. É a posição daqueles que buscam o crescimento da igreja a todo custo. Eles não estão preocupados com a verdade, mas com os resultados. Para esses, os fins justificam os meios. Para atrair as massas, vale tudo. Os protagonistas dessa filosofia torcem a Palavra, burlam as Escrituras, agridem a sã teologia, fazem promessas milagrosas em nome de Deus e enchem as pessoas de vãs esperanças. É claro que nem tudo que cresce é de Deus. O Senhor tem compromisso com a sua Palavra e a verdade não pode ser pisada nem sonegada ao povo, mesmo que a razão para isso seja a defesa do crescimento numérico da igreja. O outro extremo é a numerofobia. Esta é a posição daqueles que se escondem atrás das máscaras de seu fracasso, dizendo que Deus não está interessado em quantidade, mas tão somente em qualidade. Essa visão é doentia. Certamente não há qualidade sem resultados. Qualidade gera quantidade. Um corpo vivo cresce. Um ramo ligado à videira frutifica.
A igreja precisa experimentar um crescimento natural. Cada membro da igreja é um membro do corpo e tem sua função no corpo. “Cada ramo da videira precisa florescer e frutificar”. É lógico que desejamos um crescimento saudável para a nossa IP Memorial. Quando andamos com Deus, como Enoque andou, quando marcamos a história como Abel, Abraão, Noé e Sara; elencados em Hebreus 11, Deus nos usa para levarmos o evangelho através do testemunho de nossas vidas, e, almas são alcançadas, a igreja cresce em numero e graça, porque o Espírito de Deus está no controle e condução de toda essa história. O nosso Deus vai acrescentando dia a dia os que necessitam de salvação, como em Atos 2.47. Se plantarmos e regarmos, Deus dará o crescimento. Precisamos ser uma igreja que ora, que vive a cruz de Cristo dia a da em santidade e compromisso de consagração. Precisamos viver a unidade da fé, abandonar o descuido da frieza espiritual para bem distante de nós, e sermos uma igreja comprometida com os trabalhos que ela tem executado. Há lugar para você, há um cargo ou função especifica que somente você pode exercer.
Convoco-te e para buscarmos a excelência na presença de Deus!
Que Deus nos ajude! Amém!
Rev. Abdiel.