sábado, 25 de fevereiro de 2017

OFEREÇA AQUILO QUE VOCÊ TEM!
“Quantos pães vocês têm?”, perguntou Jesus. “Sete”, responderam eles, “e alguns peixinhos.” Mateus 15.34 (NTLH).
“Os homens levam em consideração apenas suas necessidades, nunca suas habilidades.” Napoleão Bonaparte.
Ninguém oferece aquilo que ele não tem. Com essa afirmativa iniciamos esse momento de reflexão. É uma verdade lógica, mas de relevância extremamente importante na prática. Muito querem oferecer aquilo que não tem. A conversa inicial neste texto leva os discípulos a Jesus para que o mesmo tomasse uma decisão relacionada aparentemente a isso. A preocupação dos discípulos estava firmada, alicerçada, fundamentada nas necessidades da multidão que ali estava. Esta é a segunda multiplicação dos pães e dos peixes, e não seria diferente da primeira. Na primeira a preocupação maior era com relação ao fato de que o dia estava caindo, a noite se aproximava, e, aquelas pessoas logo sentiriam fome, e se fossem despedidas, poderiam comprar nos lugarejos, nas vilas por onde elas passassem; e na segunda a preocupação era com o lugar deserto onde não se tinha lugar para comprar, em ambas a necessidade era inadiável, e a proposta de Jesus logo vem: “Mas Jesus respondeu: — Deem vocês mesmos comida a eles.” (Mc 6.37 – NTLH).
Jesus e os discípulos estão rodeados de quatro mil homens, e isto sem contar mulheres e crianças. O local onde estão é o meio de um deserto. Não há nada para comprar, não há lojas, lanchonetes, supermercados. Como alimentar alguém, sem recursos, sem local para comprar os alimentos? A Bíblia nos diz que na primeira multicação foram cinco mil homens alimentados, e na segunda, quatro mil, sem contar as mulheres e crianças. Se eu não tenho nada, como faço para oferecer?
A essa pergunta Jesus responde. Não há duvida que todos nós iremos responder como os discípulos. Vamos procurar o jeito mais pratico para resolver os nossos problemas, e também os daqueles que estão próximos de nós, que Deus nos tem confiado. Não vamos focar na possibilidade de Deus realizar milagres através de nossas vidas. Vamos dizer, “Senhor despeça a multidão”, mas Jesus sempre usou pessoas como você, para alimentar a multidão. E até hoje ele continua nos perguntando “o que você tem em suas mãos?”, esperando de cada um a certeza de que o milagre do sustento, e especialmente o espiritual, de dar o alimento, será através de nossas vidas.
Nessa segunda multiplicação fica nítido o interesse de Jesus em alimentar a multidão. Ele diz: “Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. Se eu os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles vieram de longe.” (Mc 8.2 e 3 - RA). Jesus tinha algo para dar, Ele é o próprio pão da vida, e nos convida a oferecê-lo como a solução para a necessidade do ser humano. Ele continua usando discípulos como nós. Se coloque nas mãos do Senhor e ofereça aquilo que você tem, se é que você tem.
Rev. Abdiel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário