sábado, 25 de fevereiro de 2017

AINDA HÁ ESPERANÇA, APESAR DE ...
As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo. Epicuro.
Josué 1: 1 e 2
Estamos entrando no primeiro mês do ano de 2017. Parece que foi ontem quando contávamos os dias para a chegada do ano 2000, para iniciarmos o século 21. Naquele momento de especulações, muito chegaram a citar o famoso adágio, que muitos garantiram estar na Bíblia: “1000 passará, mas 2000 não chegará”. Chegamos, ultrapassamos e já vivemos 16 anos após tudo isto. Os anos estão passando depressa demais, e com eles caminhamos todos juntos sem parar... entra ano e sai ano e fazemos muitos planos de sucesso para a nossa vida, outras vezes entramos o ano cheio de frustrações.
Israel estava assim. O ano é o ano da morte de Moisés. Todo o Israel estava enfrentando as expectativas de entrar na terra prometida. O seu grande líder, que os havia tirado da terra do Egito, agora estava morto. Partiu com 120 anos, não se lhe escureceram os olhos, nem se abateu o vigor. Israel chorou a morte de Moisés por 30 dias. Este fora o profeta de que Israel nunca mais viu se levantar em sua nação, “onde Deus houvesse tratado face a face”. Homem que realizou “grandes e terríveis feitos...à vista de todo o Israel”. Mas agora a esperança se esvai até Josué assumir o seu posto na direção e condução de todo Israel na terra prometida.
Às vezes estamos assim. Recebendo um ano novo cheio de desesperança, de frustrações, cheira morte, não há expectativas, os planos são quase tomados por completo de pessimismo, falta fé, convicção de que pode haver esperança, vitória em meio ao caos. Estamos vivendo uma crise política, moral e ética, que nos faz ouvir com frequência de que o ano de 2017 será intensamente pior do que foi 2016. É preciso muito mais do que sermos influenciados por essas crises, precisamos olhar e projetar nossas vidas e planos no Deus Todo-poderoso, no YAWEH, que transforma derrotas em vitórias, fracassados em vitoriosos, desesperançados em esperançados.
Após o luto, há esperança. Deus falou com Josué, “dispõe-te, agora, passa este Jordão, tú e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel”. O Senhor transmitiu a Josué quatro ordens específicas: 1) atravessar o Jordão; 2) ser forte; 3) fazer o povo herdar; 4) tomar o cuidado de fazer tudo de acordo com a Lei.
E para isto acontecer é preciso seguir as ordens emanadas da voz de Deus: 1) DISPÕE-TE – ordem dada, tem que ser missão cumprida. O dispor indica atitude necessária para ser ter êxito; 2) AGORA – numa ação imediata, especialmente quando todos ao nosso redor parecem uma fonte de pessimismo; 3) PASSA ESTE JORDÃO – obedeça às ordens e as estratégias de Deus para a sua vida.
O ano que entra tem que estar regado da mensagem de Josué 1, “ainda há esperança para um ano abençoado. Para alcançar a terra prometida, os alvos e planos para 2017, é necessário se dispor, e de forma imediata obedecer a Deus para que o ano seja um ano de plantio e colheita, ou seja de trabalho árduo para ver o sucesso se tornar algo presente por depositar a nossa fé naquele que pode todas as coisas,

Rev. Abdiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário