sábado, 1 de outubro de 2016

DONS E TALENTOS A SERVIÇO DE DEUS

DONS E TALENTOS A SERVIÇO DE DEUS
A igreja já foi definida de muitas formas, “Assembleia dos Santos”, “Povo de Deus”, “Casa de Oração”, a palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. Denominações encontraremos centenas e centenas, mas o que me motiva a escrever esta pastoral é a maneira como ela é descrita por Paulo, quando ele diz que ela é como “O Corpo de Cristo” (Colossenses 1:24; Efésios 1:22-23; 4:12). Discípulos de Jesus são membros do corpo (Romanos 12:4-5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 3:6; 4:16; 5:30). E como membro somos essenciais para o funcionamento deste corpo. Escrevendo sobre a unidade orgânica da igreja em sua primeira carta aos Coríntios no capitulo 12:12 a 31, Paulo faz vários paralelos em forma de indagações, onde ele destaca a funcionalidade dos membros, declarando que ninguém pode se eximir das suas responsabilidades e funções, com penas do corpo não funcionar direito (vv 14 a 19). Nenhum membro pode exercer as funções do outro. Por esse motivo Paulo chamou a igreja de corpo, pois somos membros, com funcionalidades, dons espirituais diferentes, para fazer o corpo todo se movimentar.
Como afirma o Rev. Hernandes Dias Lopes, os dons espirituais são uma dádiva de Deus à sua igreja. Dádivas do Pai (1Co 12.6), dádivas do Filho (1Co 12.5) e dádivas do Espírito Santo (1Co 12.7). Os dons espirituais são uma capacitação especial para o desempenho de um serviço ou ministério. Não há nenhum membro do corpo de Cristo sem dons e nenhum membro do corpo possui todos os dons. Os dons espirituais não são distribuídos pela igreja, mas pelo Espírito Santo, conforme sua vontade e seus propósitos soberanos (1Co 12.11). O propósito dos dons, portanto, não é para a exaltação de quem o exerce, mas para o serviço aos demais membros do corpo e tudo para a glória de Deus.
Quais são seu dons e talentos? Na medida que se procura em exercício e atividades na igreja, “corpo de Cristo”, você vai descobrindo qual ou quais são eles. Paulo afirma: “Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons” (1 Co 12:31), e isto depois de ter listado no verso 28 uma sequência de dons, e perguntado, “Porventura, são todos apóstolos? Ou, todos profetas? São todos mestres? Ou, operadores de milagres? Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? ” (vv 29 e 30), orientando-nos que cada um de nós têm dons que precisam estar a serviço do Reino, para que funcione com eficiência o Corpo de Cristo. Quando isto não acontece, sobrecarregamos os membros com excessiva carga, prejudicando o funcionamento de todo o corpo.
Quais são seus dons e talentos que estão ou estarão a serviço do corpo de Cristo. Se você faz parte do corpo, não deixe para depois, “... procure com zelo os melhores dons”, e, sirva a Cristo que é o cabeça, no Corpo Vivo que é você, eu, a igreja. Faça isto com alegria. Deus te abençoe!

Rev. Abdiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário